domingo, 21 de dezembro de 2008


DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis...ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!
Mario Quintana - Espelho Mágico
RIOS, VEIAS QUE LEVAM VIDA PARA O GRANDE CORAÇÃO, OS OCEANOS. 
Rios são como artérias que levam sangue para o coração. Os rios alimentam os oceanos e outros rios. Assoreamento dano aos rios causado pelo homem que tira a mata ciliar
Derruba mata para construir moradias ou plantam capim para o gado criar. 
Rio sem proteção, batalha entre terra e água. 
Guerra vencida, a terra invade o espaço, água desaparecida. 
Desaparecem os pássaros que se alimentavam das frutas das árvores que margeavam os rios.
Desaparece o ribeirinho que se alimentava dos peixes que habitavam as águas dos rios. 
Desaparece o equilíbrio natural, a relação de interdependências entre terra e agua. 
Assim como as artérias sanguíneas entupidas impedem a circulação do sangue até o coração humano, os rios entupidos de terra impedem a circulação das águas até os oceanos o grande coração da Terra.

domingo, 7 de dezembro de 2008





AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Viver em um mundo em que pessoas ainda passam fome faz-me refletir sobre o porquê disso já que existe produção de alimentos suficiente para alimentar toda população mundial. A fome mundial ocorre muito mais por questões éticas e políticas e não por fatores produtivos.
Há uma urgência em rever a forma como se produz alimento, porque os solos estão bastante compactados e há um processo de erosão muito grande o que está contribuindo para que toneladas de solos sejam perdidos anualmente. Além dos defensivos químicos que contaminam os solos e são lançados diariamente nas lavouras. O padrão de produção agrícola atualmente é ambientalmente incorreto porque vem destruindo os recursos naturais, comprometendo futuramente a produção de alimentos no mundo todo. Surge como um novo paradigma a Agricultura sustentável uma alternativa a esse padrão altamente predatório.
Muitos argumentam que a agricultura sustentável não é viável devido à demanda por alimento, pois a produção de alimentos é pequena na agricultura sustentável o que inviabiliza a aplicação da mesma pelos governos e produtores agrícolas. Segundo Eduardo Ehlers aplicar a agricultura sustentável não significa uma volta ao passado, ou retroceder o padrão produtivo, mas sim mudar saberes específico e adotar perspectivas interdisciplinares. Na transição para um padrão sustentável faz-se necessário a expansão e o fortalecimento da agricultura familiar, por sua escala geralmente menor, pela capacidade gerencial, pela flexibilidade, pela mão de obra mais qualificada e por sua maior aptidão à diversificação de culturas e à conservação dos recursos naturais.

TRADUZIR, TRANSLATION , TRADUCCIÓN, TRADUZIONE

Search

Alimente a aranha, toque o curso na palavra more.

Alimente o macaco toque o cursor na palavra more.

JOGO DA VELHA. USE O CURSOR.